consulta pública a proposta de Metas Curriculares de Inglês do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico

17-04-2013 13:16

Propostas de Metas Curriculares em Discussão Pública até ao dia 22 de abril de 2013

O Ministério da Educação e Ciência coloca hoje em consulta pública a proposta de Metas Curriculares de Inglês do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, dando continuidade ao trabalho iniciado no ano passado na sequência da Revisão da Estrutura Curricular. Na elaboração desta proposta foram considerados vários fatores: boas práticas de ensino, experiência dos professores da área, estudos científicos, o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e as metas que têm sido estabelecidas em países com boas práticas de ensino.

Respeitando a ordem de progressão dos conhecimentos a adquirir e das capacidades que se querem ver desenvolvidas, as metas referem-se à aprendizagem essencial a realizar pelos alunos em cada ano de escolaridade.

A proposta de Metas Curriculares de Inglês está a partir de hoje disponível nas páginas da internet do Ministério da Educação e Ciência e da Direção Geral da Educação, e fica em consulta pública até ao dia 22 de abril. Os contributos deverão ser enviados para o endereço de e-mail: metas.curriculares@mec.gov.pt. Os comentários, críticas e sugestões recebidos durante a discussão pública serão analisados pelo grupo de trabalho, sendo integrados os elementos suscetíveis de enriquecer e melhorar o documento inicial. A versão final deverá ser homologada a 06 de maio.

Sendo uma referência da aprendizagem essencial a realizar pelos alunos, no ano letivo de 2013/2014 as metas serão fortemente recomendadas. A partir do ano letivo 2014/2015 serão progressivamente um documento normativo de utilização obrigatória.

O Ministério da Educação e Ciência está empenhado nas novas metas curriculares e está ciente da sua importância, em articulação com a Revisão da Estrutura Curricular. Estas metas são uma peça importante na organização do ensino, na clarificação dos seus objetivos curriculares e na introdução de práticas mais exigentes e claras, que conduzam a uma melhor qualificação real dos jovens. Esta equipa ministerial tem tido também a preocupação de abrir o debate nestas questões determinantes para o futuro da educação. Os contributos críticos e sugestões dos professores, das sociedades científicas e de outras instituições são fundamentais para podermos alcançar metas e objetivos gerais participados, que por isso contribuam para um sistema educativo mais eficiente, com o empenho dos professores, pais e de todos os envolvidos no sistema educativo.